sábado, 5 de novembro de 2011


"Quando a lua se põe, costuma-se dizer que desaparece. Quando ela desponta, diz-se que ela aparece. Mas, na realidade, a lua não aparece nem desaparece. Brilha imutavelmente no firmamento. O homem iluminado é exatamente como a lua: não aparece nem desaparece. Apenas parece fazer assim, para que possa guiar outros homens."


"A vida que não está livre dos desejos e das paixões está sempre envolta com a angústia. Eis o que se chama a verdade do sofrimento."


"Assim como um mergulhador, para garantir suas pérolas, deve descer ao fundo do mar e afastar os perigos dos pontiagudos corais e os malévolos tubarões, o homem deve enfrentar os perigos da paixão mundana, se quiser obter a preciosa pérola da iluminação. Primeiro, ele deve estar perdido entre os íngremes penhascos do egoísmo e do amor-próprio, para depois sentir o desejo de procurar um caminho que o leve à iluminação."


"Todos os homens possuem a natureza inata à iluminação."


"Para se ter boa saúde, trazer a verdadeira felicidade à família e trazer paz a todos, deve-se disciplinar e controlar a própria mente. Se um homem puder controlar a mente, toda a sabedoria e virtude a ele virão com naturalidade."


"Não existe nada mais aterrorizador do que a dúvida. A dúvida separa os homens. É o veneno que desintegra amizades e rompe as agradáveis relações. É um espinho que irrita e fere. É uma espada que mata."


"Ser tolo e reconhecer que o é, vale mais que ser tolo e imaginar que se é um sábio."


"Um bom amigo que nos aponta os erros e as imperfeições, e reprova o mal, deve ser respeitado como se nos tivesse revelado o segredo de um tesouro oculto."


"Dominar a si próprio é uma vitória maior do que vencer milhares em uma batalha."


"Ser de boa saúde é um grande privilégio. Estar contente com o que se tem vale mais do que a posse de uma grande riqueza. Ser considerado de confiança é a maior demonstração de afeto."


"Aborrecer-se com antecipação ou alimentar tristezas pelo passado apenas consomem a pessoa. São como o junco que fenece ao ser cortado. O segredo da saúde da mente e do corpo está em não lamentar o passado, em não se afligir com o futuro e em não antecipar preocupações. Mas está no viver sábia e seriamente o presente momento. Não viva no passado. Não sonhe com o fuuro. Concentre a mente no momento presente."


(Fonte: Jornal "Estado de Minas", caderno de Ecologia, dia 07/05/2001, pg. 14)
by Simplicidade Voluntária

Nenhum comentário:

Postar um comentário