sexta-feira, 22 de abril de 2011

RELIGIÃO,RELIGIOSIDADE E UNIÃO



..."O perfeito é desumano,
pois o humano
não é perfeito"...

Fernando Pessoa


Falamos de Deus, assim como tantos falam de Deus: todas as religiões, baseadas no amor e na evolução do homem...

Em verdade, o Papa João XXIII tinha razão quando disse que "tudo o que nos une é muito mais importante e maior do que aquilo que nos separa" e é crível que a missão comum a todos os cristãos não seja a de propagar nossa religião em si, como fazem os anunciantes de produtos nos rádios, tvs e jornais, mas a de levar a essência da mensagem de amor ao próximo... de falar de Deus, segundo os ensinamentos do Mestre Jesus, quando disse em amar a Deus acima de tudo e ao próximo como amamos a nós mesmos...

Mais do que propagar a nossa forma de fé, devemos propagar a fé em Deus e o Seu poder de operar transformações em nossas vidas...! Cabe-nos falar e servir a Deus zelando para que nossos passos, atos e pensamentos sejam verdadeiros testemunhos do amor divino, focando o propósito maior, servir, do que nos centrarmos em nós mesmos, de modo egoísta, pequeno, limitado e desvirtuado da essência... Temos que aprender a viver com as pluralidades, neste mundo tão plural em que vivemos...

Deus é a unidade, o todo, o início, fim e meio, como tratado no Bhagavad Gita... É onisciente (tudo sabe), onipotente (é o poder) e onipresente (está em todos os lugares ao mesmo tempo)... Nós é que precisamos D`ele e tanto e tanto!

É Deus o todo e nós somos unidades da sua criação...

Nesse sentido, com razão Pietro Ubaldi quando, inspirado, escreveu:

"...Também o homem resume em si todas as consciências inferiores. Cada célula tem, por isso a sua pequena consciência, que preside ao seu recâmbio em todos os tecidos, em todos os órgãos; e uma consciência coletiva, [nosso espírito*], mais elevada, lhes dirige o funcionamento (A Grande Síntese, Página 243, Livraria Allan Kardec Editora).

Nessa linha de pensamento, sabemos que somos formados por bilhões de seres individualizados mas que não vivem de modo absolutamente "independentes", mas vivem e trabalham de modo "interdepentende", na medida em que são comandados por nossas mentes e que uma célula do corpo, em última análise, só "vive" plenamente quando todas as demais do mesmo organismo também "vivem" do mesmo modo... !

Sob outra ótica, cada "ser humano" é uma "célula" desse universo de bilhões de seres e todos só cumpriram sua "vida" plenamente se e quando "todos" viverem do mesmo modo... E que modo é esse? É um modo segundo a igualdade e a caridade e o Amor mais verdadeiro, que reflete respeito, pluralidade, igualdade, impessoalidade, oportunidade, comida, teto, abraço, afeto, carinho etc.

De mais a mais, a ideia de ser humano livre e num mundo democrático e respeitoso, traz consigo a necessidade de "liberdade de escolha", próximo à idéia conceitual do "livre-arbítrio", de sorte que cada ser humano deve ser livre para escolher a forma de religiosidade que lhe aprouver...

Devemos, afinal, dar a "vara de pescar ou o peixe"!?

Conforta pensar que devemos estar prontos para ouvir, orientar etc, mas não podemos pretender escravizar ou atemorizar quem quer que seja, para tornar alguém "dependente" dum modo de se dirigir a Deus... Nessa linha, não nos esqueçamos, também, da mensagem de Bezerra de Menezes:
“Atendei, assim, à fome do corpo; providenciai o agasalho e o remédio, sem vos esquecerdes, porém, de fazer luz para que as trevas da ignorância se desfaçam.
Se é justo cooperar com o pai de família que, de um instante para outro, se vê às voltas com o desemprego, mais justo ainda será ampará-lo com uma nova oportunidade de trabalho.

A assistência fraterna aos irmãos carentes não deve induzi-los à excessiva dependência, sob pena de viciar-lhes o espírito.
É evidente que, cada qual é encorajado pela Vida a equacionar as próprias dificuldades: a solução definitiva dos problemas que enfrenta passa, necessariamente, pela maior conscientização do homem no processo da evolução.

Filhos, não vos esqueçais, portanto de que amar é ensinar o caminho, encorajando a quem deve tomar a iniciativa de percorrê-lo.”

In http://ordembezerrademenezes-nit.blogspot./
tela de Ford Maddox Brown / Jesus Washing Peter's Feet

Nenhum comentário:

Postar um comentário