segunda-feira, 6 de junho de 2011

A ROMÃ



Fruto da romãzeira, é uma fruta deliciosa e também medicinal.Além disso, a romã possui um simbolismo filosófico e esotérico.Dentro de um templo maçonico, três romãs abertas , mostrando suas sementes, estão sob o capitel de uma coluna.Significam os bens produzidos pela influência das estações,e representam a humanidade espalhada pela  superfície da terra; suas sementes intimamente unidas nos lembram a fraternidade e a união que devem existir entre os homens.
As romãs são símbolos equivalentes ao feixe e ao esopo; milhares de sementes contidas no mesmo fruto,num mesmo germe, uma substância num mesmo invólucro, imagem do povo, que, por mais multiplicado que seja, constitui uma única família.
Assim, a romã é o símbolo da harmonia social, porque só com as sementes apoiadas umas às outras é que o fruto toma sua verdadeira forma. É também símbolo da perfeição, a união dos homens em perfeita fraternidade,com a mais absoluta liberdade e independência de cada um, tal como seus grãos, que arrumados e dispostos simetricamente dentro do espaço limitado pela casca, são separados entre si pela delicada película que os envolve e os separa ao mesmo tempo, e nem por isso deixam de ser todos iguais e terem o mesmo agradável sabor.
Abertas pela maturação, deixando ver o escarlate da perfeita organização interna, simbolizam os corações dos homens, sempre abertos aos místicos ideais da perfeição, da beleza e do amor fraternal. Sejamos à semelhança de uma romã...

Ozório Cândido Ferreira 
In Eu no Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário