sábado, 28 de junho de 2014




Em 1970 perguntaram a Osho  pelos   seus dez  mandamentos; esta foi sua resposta:

 " Você pergunta pelos meus dez mandamentos. Isso é muito difícil, porque eu sou contra qualquer tipo de mandamento. Todavia, só pela brincadeira, eu estabeleço o que se segue:
 
     1. Não obedeça a ordens, exceto àquelas que venham de dentro.
 
     2. O único Deus é a própria vida.
 
     3. A verdade está dentro, não a procure em nenhum outro lugar.
 
     4. O amor é a oração.
 
    5. O vazio é a porta para a verdade, é o meio, o fim e a realização.
 
     6. A vida é aqui e agora.
 
     7. Viva completamente acordado.
 
     8. Não nade, flutue.
 
    9. Morra a cada momento para que você possa se renovar a cada momento.
 
    10. Pare de buscar. O que é, é: pare e veja." 
 
 
Osho
arte Aleni  Josephine

10 CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM AS PALAVRAS


 
A linguagem dirige nossos pensamentos para direções especificas e, de alguma forma, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando as nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para uma boa comunicação.


1) Cuidado com a palavra não. A Frase que contém não, para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O não existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo: pense em "não"... Não vem nada à mente. Agora, vou lhe pedir não pense na cor vermelha... Eu pedi para você não pensar na cor vermelha e você pensou. Procure falar no positivo, o que você quer e não o que você não quer.

2) cuidado com a palavra mas, que nega tudo que vem antes. por exemplo: "o Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, mas...". substitua o, mas por e, quando indicado.

3) cuidado com a palavra tentar, que pressupõe a possibilidade de falha. por exemplo: "vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas". em outras palavras: tenho grande chance de não ir, pois vou "tentar". evite tentar, faça.

4) cuidado com não posso ou não consigo, que dão idéia de incapacidade pessoal. Use não quero, não podia ou não conseguia, que pressupõe que vai conseguir, que vai poder.

5) cuidado com as palavras devo, tenho que ou preciso, que pressupõem que algo externo controla a sua vida. em vez delas use quero, decido, vou.

6) fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. isto libera o presente. por exemplo, "eu tinha dificuldade em fazer isto..."

7) fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo. por exemplo: em vez de dizer "vou conseguir", diga "estou conseguindo".

8) substitua o se por quando. por exemplo: em vez de falar "se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar", fale "quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar".

9) substitua espero por sei. por exemplo: em vez de falar "eu espero aprender isso", diga "eu sei que vou aprender isso". esperar suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.

10) substitua o condicional pelo presente. por exemplo: ao invés de dizer "eu gostaria de agradecer à presença de vocês", diga "eu agradeço a presença de vocês". o verbo no presente fica mais forte e concreto.
 
 
arte Kinga Britschgi


 

sábado, 22 de fevereiro de 2014

CANÇÃO DE MARIA




Filho de meu ventre,
meu desejo mais profundo,
meu sonho desejado,
onde estás?
 
Filho da Luz,
o quanto te recordo
e procuro e sinto falta.
Foram curtas as horas em que
estivemos juntos
e menores os momentos em que
tu me pertenceste,
mas tão grande foi tua presença
e tão profundo nosso amor.
 
Filho da Vida,
cujos olhos cantavam para mim,
quando eu te carregava e queria ninar
(mas era teu brilho que me embalava),
onde te encontro agora que és
um peregrino da visão maior?
 
Filho meu,
eu te pertenço
por mais que tu pertenças ao mundo,
por mais que todos te queiram para si,
por mais que tu te queiras para eles.
 
Fruto do meu corpo,
meu sopro maior,
meu alento mais sentido,
meu alvorecer e meu brilho,
canto a canção da saudade,
a canção do tempo,
a canção do sonho,
a canção da vida.
E, em meu canto,
te encontro,
te mimo,
te protejo,
te envolvo,
te devolvo
ao ventre da terra
dos homens, para fortalecer tua semente.
 
Donald Malschitzky
In Cabeça de Vento

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

BEM-AVENTURANÇA




 Graças, por todo pão e mistério
pela palavra soerguida
pela poesia
pela vida sobre a vida.


terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ORAÇÃO A MIM MESMO

 
Que eu me permita
olhar e escutar e sonhar mais.
Falar menos.
Chorar menos.
Ver nos olhos de quem me vê
a admiração que eles me têm
e não a inveja que penso que têm.
Escutar com meus ouvidos atentos
e minha boca estática,
as palavras que se fazem gestos
e os gestos que se fazem palavras.
Permitir sempre
escutar aquilo que eu não tenho
me permitido escutar.
Saber realizar
os sonhos que nascem em mim
e por mim
e comigo morrem por eu não os saber sonhos.
Então, que eu possa viver
os sonhos possíveis
e os impossíveis;
aqueles que morrem
e ressuscitam
a cada novo fruto,
a cada nova flor,
a cada novo calor,
a cada nova geada,
a cada novo dia.
Que eu possa sonhar o ar,
sonhar o mar,
sonhar o amar,
sonhar o amalgamar.
Que eu me permita o silêncio das formas,
dos movimentos,
do impossível,
da imensidão de toda profundeza.
Que eu possa substituir minhas palavras
pelo toque,
pelo sentir,
pelo compreender,
pelo segredo das coisas mais raras,
pela oração mental
(aquela que a alma cria e
que só ela, alma, ouve
e só ela, alma, responde).
Que eu saiba dimensionar o calor,
experimentar a forma,
vislumbrar as curvas,
desenhar as retas,
e aprender o sabor da exuberância
que se mostra
nas pequenas manifestações
da vida.
Que eu saiba reproduzir na alma a imagem
que entra pelos meus olhos
fazendo-me parte suprema da natureza,
criando-me
e recriando-me a cada instante.
Que eu possa chorar menos de tristeza
e mais de contentamentos.
Que meu choro não seja em vão,
que em vão não sejam
minhas dúvidas.
Que eu saiba perder meus caminhos
mas saiba recuperar meus destinos
com dignidade.
Que eu não tenha medo de nada,
principalmente de mim mesmo:
- Que eu não tenha medo de meus medos!
Que eu adormeça
toda vez que for derramar lágrimas inúteis,
e desperte com o coração cheio de esperanças.
Que eu faça de mim um homem sereno
dentro de minha própria turbulência,
sábio dentro de meus limites
pequenos e inexatos,
humilde diante de minhas grandezas
tolas e ingênuas
(que eu me mostre o quanto são pequenas
minhas grandezas
e o quanto é valiosa
minha pequenez).
Que eu me permita ser mãe,
ser pai,
e, se for preciso,
ser órfão.
Permita-me eu ensinar o pouco que sei
e aprender o muito que não sei,
traduzir o que os mestres ensinaram
e compreender a alegria
com que os simples traduzem suas experiências;
respeitar incondicionalmente
o ser;
o ser por si só,
por mais nada que possa ter além de sua essência,
auxiliar a solidão de quem chegou,
render-me ao motivo de quem partiu
e aceitar a saudade de quem ficou.
Que eu possa amar
e ser amado.
Que eu possa amar mesmo sem ser amado,
fazer gentilezas quando recebo carinhos;
fazer carinhos mesmo quando não recebo
gentilezas.
Que eu jamais fique só,
mesmo quando
eu me queira só.
Amém.
 
(Oswaldo Antônio Begiato)

A ORIGEM DA PALAVRA "SINCERO"




A palavra SINCERO vem do latim, foi inventada pelos romanos. Eles fabricavam certos vasos de uma cera especial. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes. Em alguns casos, chegava-se a se distinguir um objeto - um colar, uma pulseira ou um dado, que estivesse colocado no interior do vaso. Para o vaso assim, fino e límpido, dizia o romano vaidoso: - Como é lindo !!! Parece até que não tem cera !!! "Sine cera" queria dizer "sem cera", uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes e da antiga cerâmica romana.

O vocábulo passou a ter um significado muito mais elevado. Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações. O sincero, à semelhança do vaso, deixa ver através de suas palavras os verdadeiros sentimentos de seu coração. SINCERA é uma palavra doce e confiável, é uma palavra que acolhe... E deveria estar no vocabulário de toda alma.

Malba Tahan
arte Édouard Manet

domingo, 29 de dezembro de 2013

AMADO BAMBU


 Era uma vez um maravilhoso JARDIM, situado bem no centro de um campo. O Dono costumava passear pelo Jardim. ao sol do meio dia... Um esbelto BAMBU era para ele a mais bela e estimada ...
de todas as árvores plantadas no seu Jardim.  

 Este BAMBU crescia e se tornava cada vez mais lindo. Ele sabia que o seu Senhor o amava e que ele era sua alegria. Um dia, o dono, pensativo aproximou-se do seu amado BAMBU. Num sentimento de PROFUNDA VENERAÇÃO, o BAMBU inclinou sua cabeça imponente.

  O Senhor disse ao Bambu: Querido Bambu, eu preciso de Ti. O Bambu respondeu: SENHOR ESTOU PRONTO. FAZ DE MIM O USO QUE QUIZERES!. O Bambu estava feliz. Parecia ter chegado a grande hora de sua vida: o seu dono precisava dele e ele ia SERVI-LO.

Com voz grave o Senhor disse: Bambu, só ´poderei usar-te, se Eu Te Podar. PODAR? Podar a mim, Senhor, por favor, não fala isto. Deixe a minha bela figura. Tu vês como todos me admiram. MEU AMADO BAMBU, a voz do Senhor tornou-se mais grave ainda. Não importa que te admire ou não. Se Eu não te Podar, não poderei usar-te.

O Jardim todo ficou silencioso...O Vento segurou a respiração....Finalmente, o lindo Bambu se inclinou e sussurrou " Senhor, se não me podes usar sem podar, então....Faze comigo o que queres. ""Meu Querido Bambu, devo também CORTAR TUAS FOLHAS...""

O Sol escondeu-se atrás das nuvens.. Umas borboletas afastaram-se assustadas.. O Bambu trêmulo, a meia voz disse: Senhor corta-as... Disse o Senhor novamente "Ainda não basta, meu querido Bambu, devo ainda "CORTAR-TE PELO MEIO E TOMAR-TE TAMBÉM O CORAÇÃO".

Se não faço isto, não poderei usar-te. ""POR FAVOR, SENHOR""!! disse o Bambu: EU NÃO PODERI MAIS VIVER??! Como poderei viver sem o CORAÇÃO?. Devo TIRAR-TE O CORAÇÃO, CASO CONTRÁRIO NÃO PODEREI USAR-TE. Houve um profundo silêncio... ALGUNS SOLUÇOS DE LÁGRIMAS ABAFADAS...

Depois o Bambu inclinou-se até o chão dizendo: SENHOR , PODA, CORTA, PARTE, DIVIDE TOME POR INTEIRO, REPARTE."" O Senhor desfolhou, o Senhor decepou, o Senhor tirou-lhe o CORAÇÃO, depois levou-o para o meio de um campo RESSEQUIDO, a uma FONTE de onde BROTAVA ÁGUA FRESCA.

Lá o SENHOR deitou cuidadosamente o seu querido Bambu no chão. Ligou uma das extremidades do tronco decepado à fonte, e a outra ELE levou até o campo. A FONTE cantou BOAS VINDAS ao Bambu decepado. As Aguas Cristalinas se precipitaram alegres pelo corpo despedaçado do BAMBU, e correram sobre os campos ressequidos que por elas tanto haviam Suplicado! Ali plantou-se TRIGO... ARROZ... MILHO... FEIJÃO. Os dias se passaram.. a sementeira brotou.. cresceu..tudo ficou VERDE... veio o tempo da COLHEITA...

Assim o tão maravilhoso BAMBU de outrora, com HUMILDADE, se transformou numa GRANDE BENÇÃO para toda aquela região. Quando ele era GRANDE E BELO, CRESCIA SOMENTE para SI e se alegrava com sua própria beleza.

No seu DESPOJAMENTO, no seu ANIQUILAMENTO na sua ENTREGA, ele se tornou o CANAL do qual o SENHOR se serviu para TORNAR FECUNDAS AS SUAS TERRAS. E muitos MUITOS, HOMENS E MULHERES encontraram a VIDA e viveram deste tronco de um BAMBU PODADO, CORTADO DECEPADO E PARTIDO...
 

Autor desconhecido

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

 
 
 
Senhor,
Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos fracos.
Se me das fortuna, não me tires a razão.
Se me das o sucesso, não me tires a humildade.
Se me das humildade, não me tires a dignidade....

Ajuda-me a enxergar o outro lado da moeda, não me deixes acusar o outro por traição aos demais, apenas por não pensar
igual a mim.

 Ensina-me a amar aos outros como a mim mesmo.
Não deixes que me torne orgulhoso se triunfo, nem cair em desespero se fracasso.
Mas recorda-me que o fracasso é a experiência que precede ao triunfo.

 Ensina-me que perdoar é um sinal de grandeza e que a vingança é um sinal de baixeza.
Se não me deres o êxito, dá-me forças para aprender com o fracasso.
Se eu ofender ás pessoas, dá-me coragem para desculpar-me e se as pessoas me ofenderem, da- me grandeza para perdoa-las.
Senhor, se eu me esquecer de ti, nunca te esqueças de mim.

 Mahatma Ghandi

domingo, 22 de dezembro de 2013

domingo, 15 de dezembro de 2013

LINDA HOMENAGEM A NELSON MANDELA ...

 
 
Asimbonanga 
 
 
''Asimbonanga (nós não o vimos)
Asimbonang 'umandela thina (não vimos mandela)...

Laph'ekhon (no lugar onde ele está)
Laph'ehleli Khona no lugar onde ele é mantido)

Ah, o mar é frio e o céu é cinzento
Olhe em toda a ilha na baía
Estamos todas as ilhas até que chega o dia

Atravessamos a água ardente
A asas de gaivota sobre o mar
silêncio quebrado é o que eu sonho
Quem tem as palavras para fechar a distância
Entre você e eu

Asimbonang 'umfowethu thina (não vimos o nosso irmão)
Laph'ekhona (no lugar onde ele está)
Laph'wafela Khona (no lugar onde ele morreu)
Hey wena (ei, você!)
Hey wena nawe (hey você e você também)
Siyofika nini la 'siyakhona (quando é que vamos chegar ao nosso destino)''
 
Johnny Clegg
 
 

 
 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

UNIVERSALISMO




'Tudo quanto quereis que os homens vos façam,
fazei-o também a eles." 
                                                       Jesus                                                                   
 
"Não faças aos outros aquilo que, se a ti fosse feito,
 causar-te-ia dor."
                                                         Hinduísmo                                                                  
 
"Não faças ao teu semelhante aquilo que para ti
mesmo é doloroso."
                                                  Lei Judaica                                                          
 
"Considera o lucro de teu vizinho como o teu próprio
e seu prejuízo como se também fosse teu."
                                                      Lao Tse                                                               
                           
"Não faças aos outros aquilo que não queres que
eles te façam."     
                                                       Confúcio                                                                
 
"De cinco maneiras um verdadeiro líder deve tratar
seus amigos e dependentes: com generosidade,cortesia,
benevolência, dando o que deles espera receber e sendo
tão fiel quanto sua própria palavra." 
                                                         Buddha                                                                 
 
"Ninguém pode ser crente até que ame seu irmão
como a si mesmo."            
                                                      Maomé                                                                 
 
"Julga aos outros como a ti julgas. Então participarás
dos Céus."                  
                                                       Sikhismo                                                                   
 
"Na felicidade e na infelicidade, na alegria e na dor,
precisamos olhar todas as criaturas assim como olhamos
  a nós mesmos."
                                                        Mahavira                                                                      
 
"A natureza só é amiga quando não fazemos aos outros
nada que não seja bom para nós mesmos"
                                                          Zoroastro                                                                         
 
  "Bem-aventurados os que temem magoar outrem por  
                                   pensamento,  palavras  e Obras."                                                        
 
Ramatis
In Jardim dos Orixás
Psicografado por Norberto Peixoto



"Onde a mente é destemida e a cabeça se
mantém erguida;
Onde o conhecimento é livre;
Onde o mundo não foi dividido em fragmentos
por estreitas paredes domésticas;
Onde as palavras brotam das profundezas da
verdade;
Onde o esforço infatigável estende seus braços
para a perfeição;
Onde o límpido regato não se embrenhou,
perdido, nas sombrias areias desérticas do
hábito estagnado;
Onde a mente, guiada por Ti, avança rumo ao
pensamento e à ação sempre mais amplos;
Neste céu de liberdade , meu Pai, permite que
minha  pátria  desperte!"
 
Rabindranath Tagore 
foto de  Allan LaCroix