terça-feira, 7 de junho de 2011

A FÊNIX



Foi uma ave fabulosa e de notável beleza, que os egípcios transformaram em divindade.A fênix da lenda habitava os desertos da Arábia e vivia muitos séculos.Era do tamanho de uma águia, tinha na cabeça uma polpa brilhante, as penas do pescoço eram douradas; as outras, cor de púrpura, a cauda era branca, com plumas encarnadas e os olhos cintilantes como estrelas.
Quando sentia aproximar-se o seu fim, fazia um ninho com ramos untados com gomas odoríficas, expunha-se aos raios do sol e neles se incendiava. Das suas cinzas formava-se um verme ou, segundo alguns, um ovo,  donde nascia uma nova fênix, cujo primeiro cuidado era transportar a Heliópodes, no altar do Sol, os restos de sua antecessora. 
O mito da fênix foi popular na época cristã, em que era interpretado como um símbolo de ressurreição.A fênix está representada em grande número de monumentos antigos e muitas vezes se fez dela um símbolo de Hermes.
Em sua plumagem brilham as cinco cores sagradas.Na arqueologia cristã, a fenix é circundada de raios solares e simboliza Jesus Cristo morrendo e ressurgindo ao terceiro dia.
Dá-se igualmente o nome de fênix a uma ave fabulosa da qual os chineses fizeram um símbolo da felicidade, da virtude e da inteligência.

Ozório Cândido Ferreira
In Eu no mundo
tela Tom Wood

Nenhum comentário:

Postar um comentário